O golpe da falsa central tem sido cada vez mais frequente e atinge clientes de diversas instituições. O golpe consiste na ligação de um fraudador para o correntista, onde o golpista finge ser um funcionário do banco e alerta sobre alguma transação suspeita na conta do cliente. Geralmente, os fraudadores alegam que o motivo da ligação é um alerta sobre um Pix ou uma compra com cartão.
Segundo o Bradesco, esse o golpe da falsa central é responsável por 42% das fraudes sofridas pelos correntistas do banco. Visando uma maior segurança dos clientes, o Bradesco implementou em seu aplicativo uma nova funcionalidade que alerta o correntista quando possivelmente um golpe da falsa central estiver em andamento.
Sempre que um cliente abrir o app do Bradesco e ao mesmo tempo estiver uma ligação no mesmo smartphone, ele será alertado que a chamada em andamento pode ser uma tentativa de golpe. O correntista será alertado antes mesmo de efetuar o login no aplicativo do banco, e mesmo que a ligação esteja sendo realizada via Whatsapp ou FaceTime.
Se ao receber o alerta a pessoa estiver em ligação com algum conhecido, basta o cliente selecionar uma opção em que diz "Estou falando com uma pessoa conhecida" e ter acesso ao app normalmente.
A medida não apenas melhora a sensação de segurança dos clientes mas também resulta em economia ao banco, visto que na maioria dos casos os valores são ressarcidos aos correntistas. A tendência é que outras instituições também introduzam em seus aplicativos a mesma funcionalidade.