Nesta semana clientes PagBank receberam emails pedindo cuidado com os golpes envolvendo o Imposto de Renda.
A instituição alega que criminosos se aproveitam do período de entrega e restituição do imposto para aplicar golpes.
Vale lembrar que o prazo de entrega da declaração acabou em 31/5, porém, para os contribuintes do Rio Grande do Sul o prazo se encerrará apenas em 31/08.
Confira abaixo os principais golpes envolvendo Imposto de Renda e as dicas PagBank para não ser vítima dos fraudadores:
Os fraudadores informam que a restituição do seu imposto foi realizada e, no documento enviado por e-mail constam os valores, data, chave Pix utilizada no pagamento. Abaixo, a mensagem traz um botão para acessar o comprovante que pode te levar a um site falso ou baixar um malware para roubar suas informações pessoais.
Uma empresa de má fé entra em contato prometendo antecipar a sua restituição do Imposto de Renda. Para isso, em alguns casos, pedem para clicar em links, solicitam dados sigilosos e até o pagamento de taxas. Depois que conseguem essas informações, desaparecem com os seus dados pessoais.
Nesses casos, os golpistas induzem você a baixar e instalar aplicativos falsos através das lojas de aplicativos do seu celular, como Google Play ou App Store.
Os fraudadores enviam comunicados informando que encontraram divergências/erros na sua declaração de Imposto de Renda. Em seguida, disponibilizam um “link malicioso” para conferir o problema e, dessa forma, roubam seus dados ou acessam sua máquina ou celular.
Eles nunca enviam links de acesso por meios de seus alertas e ressaltam que todas as informações sobre a restituição estão disponíveis apenas no Portal e-CAC, que possui acesso seguro por meio da conta gov.br. Caso receba comunicações com esse tipo de abordagem, considere como golpe.